terça-feira, 14 de maio de 2013

Mané & Ninguém em: Crimes de Alta Periculosidade



   Aqui vai mais uma tirinha da série que intitulei ' Crimes Hediondos pelo Brasil', onde retrato fatos revoltantes envolvendo ações repressoras do Estado, e suas diversas esferas de poder, que tratam comoções populares e pequenas ações civis como os piores crimes passíveis de ações violentas e imediatas para serem repreendidos. Nestas ações o único interesse é utilizar o aparato público para garantir os interesses particulares das elites que manipulam o governo neste país..
   Esta tira fiz no ano de  2012 impulsionado pelos acontecimentos em Curitiba quando um esqueitista foi agredido e detido pela guarda Municipal quando andava na ciclovia do parque Barigui. Acontecimentos como este são mais comuns por todo Brasil em ano de eleição (como a disputa para as prefeitas em 2012) , onde o governo instrui a força policial para coagir a população e mascarar os problemas sociais até que se garanta mais quatro anos de mandato.
   No entanto as proibições e perseguições aos pequenos desvios de conduta, colocadas em grau de maior importância que os crimes hediondos como assassinatos, estupros, roubos a mão armada e a presença do crime organizado, não são um privilégio apenas de anos eleitorais. As classes dominantes (e economicamente mais abastadas), gozam da força opressora do Estado ao seu bel prazer, onde a polícia deixa de lado os supracitados crimes para perseguir quem anda de esqueite nas calçadas dos bairros tradicionalmente de famílias ricas ( como o Batel). É fato que por décadas os prefeitos de Curitiba investiram fortunas nas regiões ricas (e consequentemente das residencia das famílias dos políticos) e abandonaram a periferia que realmente necessita do investimento do dinheiro do contribuinte.
  Bom, o ano de 2013 trouxe uma aparente mudança no cenário político, onde a população Curitibana deu um basta as décadas da péssima administração no município pelo mesmo grupo político, e investiu na oposição. Espero que a confiança e o desejo de mudança do Curitibano não sejam traídos, temos adiante quatro anos para que Gustavo Fruet demonstre para que veio. Lembrando que este ganhou o cargo de prefeito não tanto por suas ideias, mas sim pelo trabalho que seus antecessores, ( e atuais adversários políticos), realizaram em Curitiba.


Notícias relacionadas:

Guarda Municipal prende esqueitista no parque Bacacheri
http://www.youtube.com/watch?v=SfK7iprWSdc

http://mobground.net/os-parques-foram-feitos-para-todos/











Nenhum comentário: